ESTE LINK VAI DESTACAR OS FATOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS DE SERRA NEGRA DO NORTE, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

ACÀCIO SÂNZIO DE BRITO

 


ACÀCIO SÂNZIO DE BRITO, natural de Caicó-RN, nascido em 9 de abril de 1970, atual prefeito da cidade de Serra Negra do Norte-RN, eleito em 06 de outubro de 2024, com 2.968 votos, pela legenda do PSB, derrotando a candidata  LARISSA SANTOS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO,

EVANILDO MUNES DA ROSA

 


EVANILDO MUNES DA ROSA, natural de Serra Negra do Norte-RN, nascido em 01 de março de 1963, atual prefeito da cidade de Serra Negra do Norte-RN, eleito em 06 de outubro de 2024, na chapa encabeçada por ACÁCIO

LARISSA SANTOS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO

 


LARISSA SANTOS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO, natural de Serra Negra do Norte-RN, nascida no dia 15 de abril de 1991, foi candidata a prefeita nas eleições de 06 de outubro de 2024, obteve 2.691 votos, pela legenda do PDSD, não obteve êxito, foi derrotado pelo candidato ACÀCIO SÂNZIO DE BRITO, que obteve 2.968 votos, pela legenda do PSB

BANDEIRA MUNIICPAL DE SERRA NEGRA DO NORTE

 


Bandeira  Municipal de SERRA NEGRA DO NORTE, Estado do Rio Grande do Norte, foi instituída pela Lei Municipal número 439. De  20 de maio de 2008, sancionada pelo prefeito ROGÉRIO BEZERRA MARINHO, constituída de  um retângulo amarelo simbolizando a riqueza, tendo ao centro o escudo do município

CAPELA DO ROSÁRIO – SERRA NEGRA DO NORTE

 



CAPELA DO ROSÁRIO – SERRA NEGRA DO NORTE, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

 A Capela da Nossa senhora do Rosário, tem início com o desejo do senhor Geraldo Eustaquio da Silva que era servidor público e descendente de escravos, em fazer um local de devoção para Nossa Senhora do Rosário e um local para que os negros pudessem se reunir e fazer suas confraternizações. Na década de 90 após pedir permissão ao Padre Monsenhor Agripino Dantas onde o padre aceita sua proposta e indica para se encontrar com o responsável da Irmandade dos Negros do Rosario na Diocese que era do Monsenhor Tercio em Caicó onde seu Geraldo conversa sobre seu desejo de construir a capela, depois de toda uma avaliação foi permitido a construção. Juntamente com sua família, amigos e pessoas da sociedade foi formado um grupo para a construção da capela.

O terreno foi doado pelo Senhor Vouban Bezerra de Farias e a primeira imagem da Nossa Senhora do Rosário, onde depois foi descoberto que na verdade a Imagem era de Nossa Senhora Auxiliadora. Seu Geraldo mesmo capinou a terra e construiu a estrutura original da Capela com materiais todos doados.

O primeiro altar da Igreja foi uma mesa de Professor de escola em seguida sendo doado uma mesa de pedra pelo artesão local “Seu Julião”. Dentro da igreja existe uma corte, chamados de reis perpétuos onde Geraldo e sua sobrinha foram os primeiros da realeza sendo passado a Coroa de pai para 49 filhos.

Foram criados grupos de danças com ênfase na cultura negra, que no dia da Nossa Senhora do Rosário são apresentados com lanças e roupas especiais. Nessa festa o rei é coroado com roupas do primeiro Rei e Rainha perpétuos, representando uma fonte simbologia da cultura no município.

 

FONTE - UFRN

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO CARMO - SERRA NEGRA DO NORTE

 



A Capela está localizada na Comunidade Entre Serras, a 17km de distância do centro da cidade. A construção se deu por iniciativa da senhora Maria do Carmo, dona da localidade em que o prédio reside, a mesma sentia muita vontade de construir uma capela no local movida por sua devoção à santa padroeira do local, logo, no ano de 1997 foi iniciada a construção da Capela com ajuda da comunidade. A Capela tem cerca de 30 anos, onde é realizada celebrações de cunho religioso. A festa da padroeira acontece no dia 8 de dezembro, onde recebe visitantes da própria comunidade e também de outras localidades. Na Capela já foram realizados casamentos, batismos entre outros. O local possui ótima conservação.

FONTE - UFRN

SERRA NEGRA DO NORTE

 


 O município com todo o seu território está inserido na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu. A barragem Dinamarca é o principal reservatório da cidade de Serra Negra do Norte, com capacidade para 5 milhões de metros cúbicos (m³) de água. Outros açudes, com capacidades iguais ou superior a 100 mil m³ são: Belo Monte, Entre Serras, Lagoa da Serra, Pintada e Saudade. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS a barragem está situada entre as coordenadas geográficas de 6°40'11.7"S 37°22'53.8"W, localizada na Zona Rural, a aproximadamente 3,5 km da sede do município de Serra Negra do Norte.

A barragem Dinamarca além de beneficiar a região com abastecimento, possibilita o desenvolvimento do lazer e de atividades recreativas, elementos que podem fomentar o turismo na região. No entorno da barragem pode-se visualizar um belo cenário, adornado por serras e com a presença da mata nativa com

predominância de espécies como: craibeiras, faveleiras, juremas e cactáceas. A estrada que dá acesso ao atrativo é parcialmente pavimentada (BR-427) e possui um trecho de estrada de chão, apesar disso, encontra-se em bom estado de uso, o local não possui sinalização de acesso e turística. (IBGE, 2018).

FONTE - IFRN

SERRA NEGRA DO NORTE

  


O município de Serra Negra do Norte/RN está localizado na mesorregião Central Potiguar, e na microrregião Seridó Ocidental, e faz parte do Polo de Turismo do Seridó, sendo inserido no Mapa Brasileiro de Turismo no ano de 2017, tornando-se um dos pontos turísticos presente na região Seridó.

Serra Negra do Norte desfruta de diversas potencialidades turísticas, podendo ser nos mais diversos segmentos turísticos: turismo de aventura, de esportes, negócios e eventos culturais, além de possuir uma estrutura arquitetônica relativamente conservada, preservando o patrimônio histórico e cultural do município

Serra Negra do Norte é uma cidade com localização estratégica fazendo divisa com o Estado da Paraíba, podendo atrair turistas tanto do Rio Grande do Norte como também de outros Estados próximos, assim como de todo o país. Possui um desenvolvimento econômico que foi construído ao longo dos anos, sendo sua atividade econômica central a bonelaria. A cidade possui uma estimativa de mais de trinta fábricas de bonés que contribuem com o capital de giro da cidade, além de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos habitantes da cidade.

Distrito criado com a denominação de Serra Negra, pela lei provincial nº 406, de 01-09-1858. Elevado à categoria de vila com a denominação de Serra Negra, pela lei provincial nº 688, de 03-08-1874, desmembrado do município de Caicó. Sede no antigo distrito Serra Negra. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-05-1875. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila de Serra Negra é constituída do distrito sede. Elevado à condição de cidade com a denominação de Serra Negra, pelo decreto nº 457, de 2903-1938.

Pelo decreto estadual nº 285, de 27-05-1932, São João do Sabugi passou a ser a sede do município de Serra Negra. Pelo decreto estadual nº 487, de 24-07-1933, o município voltou a denominar-se Serra Negra. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937

Pelo decreto-lei estadual nº 603, de 31-10-1938, é criado o distrito de São João do Sabugi e anexado ao município de Serra Negra. Pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943, o município de Serra Negra passou a denominar-se Serra Negra do Norte. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Serra Negra do Norte e São João do Sabugi.

Pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948, desmembra do município de Serra Negra do Norte o distrito de São João do Sabugi. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

(Alteração toponímica municipal)

Serra Negra para Serra Negra do Norte alterado, pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943.

(Transferência de Sede) 
Pelo decreto estadual nº 285, de 27-05-1932, transfere a sede do município de Serra Negra para São João do Sabugi. Pelo decreto estadual nº 487, de 24-07-1933, a sede de São João do Sabugi para Serra Negra

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SERRA NEGRA DO NORTE

 


SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SERRA NEGRA DO NORTE, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

RUA. NELSON FARIA, 80 - SERRA NEGRA DO NORTE, SERRA NEGRA DO NORTE - RN, 59318-000

TELEFONE(84) 3426-2225

CLEMENTINO MONTEIRO DE FARIA



Tenente-Coronel CLEMENTINO MONTEIRO DE FARIA nasceu em 19 de novembro de 1842, em Serra Negra, Rio Grande do Norte, sendo filho do casal  JOSÉ CLEMENTINO DE FARIA, filho de JOAQUIM GOMES DE FARIA e FRANCISCA MARIA DE JESUS. Ele casou-se com PAULINA UMBELINA DOS PASSOS MONTEIRO, natural de SERRA NEGRA DO NORTE, nascida em 20 de março de 1849 e falecida em 24 de dezembro de 1938, filha de JOAQUIM ÁLVARES DE OLIVEIRA e MARIA FRANCISCA DOS PASSOS.  Pai de vários filhos, entre  JUVENAL LAMARTINE que foi governador e senador n o Rio Grande do Norte.

CLEMENTINO MONTEIRO  foi presidente da Intendência Municipal de Serra Negra do Norte-RN e deputado estadual, eleito em 04 de novembro de 1906.

Sua profissão aparece como proprietário (fazenda rolinha) em Serra Negra, Rio Grande do Norte Ele faleceu em 16 de setembro de 1922, em sua cidade natal, com 79 anos.

CLEMENTINO MONTEIRO DE FARIA, personagem de destaque na história do município de Serra Negra do Norte-RN, foi presidente da intendência municipal, juiz distrital, além de deputado estadual. Ele é patrono da Praça de Eventos, na cidade de Serra Negra do Norte, inaugurada no dia 9 de dezembro de 2023

FONTE – SITE GENI E INTERNET

SERRA NEGRA DO NORTE

 


RIO GRANDE DO NORTE

ROGÉRIO BEZERRA MARIZ



Natural de Serra Negra do Norte, a 3 de junho de 1961, filho de Geraldo Faria Mariz e de Paulina Bezerra de Faria, engenheiro de segurança do trabalho, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Casado com Ana Hilda Câmara Mariz, e pai de dois filhos. Ingressou na política em 1982, quando em 15 de novembro daquele ano elegeu-se vereador. Em 3 de outubro de 2004 elegeu-se prefeito de sua terra natal, derrotando Aluízio Faria (PP). Ele obteve 2806 votos, contra 2321, com uma maioria de 485 sufrágios

SERRA NEGRA DO NORTE

 


SERRA NEGRA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CONTADOR DE VISITA

estatisticas gratis